29 de dezembro de 2009

OS MELHORES FILMES DE 2009
(em contagem regressiva)

por MALCON BAUER, again!


10- FOI APENAS UM SONHO (Revolutionary Road) / Dir: Sam Mendes

>> O diretor de “Beleza Americana” reúne Kate Winslet e Leonardo DiCaprio neste belo filme que fala sobre conformismo. DiCaprio apresenta uma performance madura (sim, admito que ele melhorou), mas é Winslet que domina a tela com uma performance arrasadora. Seu silêncio é tão carregado de sentidos quanto o silêncio de Julianne Moore em “As Horas”. Ela definitivamente levou o Oscar pelo filme errado (o eficiente, mas inferior “O Leitor”). Veja e entenda porque.

09- MILK – A Voz da Igualdade (Milk) / Dir: Gus Van Sant

>> Frank Langella (de “Frost/Nixon”) perdeu o Oscar porque Sean Penn é uma arraso na pele de Milk. Uma história política, mas que foca na vida particular deste personagem forte e envolvente. O filme conta ainda com ótimos coadjuvantes (James Franco, Emile Hirsch) e uma direção delicada de Gus Van Sant.

08- ARRASTE-ME PARA O INFERNO (Drag Me to Hell) / Dir: Sam Raimi.

>> O mestre volta ao gênero que o consagrou em “Evil Dead”. Após a trilogia do Emo-Aranha, Raimi nos brinda com a história de uma pobre moça perseguida por uma maldição cigana. Muita gosma, piruetas visuais, sombras apavorantes, insetos e bigornas tornam o filme uma engraçada e assutadora diversão. E junto do caçador de judeus de “Bastardos Inglórios” (logo falaremos nele), temos a repugnante Senhora Ganush como a grande vilã do ano!

A senhora Ganush confere seu cachê


07- FROST/NIXON (idem) / Dir: Ron Howard

>> O duelo de interpretações do ano (principalmente porque “Dúvida” me frustrou). Frank Langella e Michael Sheen são entrevistado e entrevistador neste emocionante filme que retrata um momento marcante do jornalismo americano. Langella domina a cena com uma interpretação sutil, enquanto Sheen corre e sua buscando o furo de sua carreira. E nós não desgrudamos os olhos da tela, mesmo sabendo o fim da história. E depois Ron Howard foi fazer “Anjos e Demônios” (?).

06- WATCHMEN (idem) / Dir: Zack Snyder

>> Não li a graphic-novel de Allan Moore. Portanto, minha opinião baseia-se apenas no filme. Aliás, um grande filme. Entre belas interpretações (Jackie Earle Haley como Roscharch é de uma ferocidade perfeita) e um visual estonteante, surge uma história que mistura heroísmo e filosofia sem esquecer de grandes momentos de ação. Um filme pra ser revisto.

05- CORALINE E O MUNDO SECRETO (Coraline) / Dir: Henry Sellick

>> O diretor do clássico “O Estranho Mundo de Jack” apresenta uma nova maravilha do stop-motion. A bizarra história da garota que encontra uma porta para outro mundo, onde as pessoas tem botões no lugar dos olhos, é baseada numa HQ de Neil Gaiman. O filme é belo, colorido, soturno, vibrante e emocionante. E tem os ratos-saltadores! Eu quero um!


04- A GAROTA IDEAL (Lars and the Real Girl) / Dir: Craig Gillespie

>> O filme é de 2007, mas só chegou ao Brasil este ano, por isso está na lista. É a história de um rapaz extremamente tímido que se abre para o mundo ao conseguir uma namorada. Só que ela é uma boneca inflável, que ele trata como uma mulher de verdade. Quando toda a cidade entra no jogo visando ajudar o rapaz, não tem como não rir e se emocionar. Uma pérola que merece ser descoberta.

Lars e sua simpática namorada


03- UP – ALTAS AVENTURAS (Up) / Dir: Pete Docter

>> Um filme cujo protagonista é um velhinho de mais de 80 anos. Mais uma vez, a Pixar ousa desde o início. E mais uma vez, entrega uma obra-prima! A saga de Carl Fredericksen, vendedor de balões que tenta realizar o grande sonho da falecida esposa, é cheia de poesia, aventura, humor… e lágrimas (eu pelo menos chorei umas quarto vezes!) Os primeiros dez minutos do filme já seriam uma obra de arte por si, mas durante toda sua duração o filme nos leva a repensar a vida e o que queremos dela. E em 2010 tem “Toy Story 3”!

02- AVATAR (idem) / Dir: James Cameron

>> Quase no finzinho de 2009, surge um filme que é um deleite para os sentidos. James Cameron conta uma história muito simples, mas de forma tão arrasadoramente espetacular que não existe maneira de ficar indiferente. Seu planeta Pandora é de uma realidade palpável, mostrado num 3D que nos cerca de forma impressionante. E Zoë Saldana apresenta, mesmo em motion capture, uma das performances mais emocionantes do ano. Uma experiência única, que é simplesmente um desbunde.

01- BASTARDOS INGLÓRIOS (Inglourious Basterds) / Dir: Quentin Tarantino

>> Quentin Tarantino definitivamente não é deste mundo. Ele é de um mundo onde a 2a Guerra pode ter um fim diferente e apoteótico. Levando sua linguagem pop ao universo dos filmes de época, ele cria uma odisséia recheada de personagens carismáticos, interpretações magníficas (Christoph Waltz como o caçador de judeus merece um Oscar AGORA!) e que culmina na maior catarse dos últimos tempos. Vi o cinema todo ficar pasmo e vibrar como não via há tempos. É com prazer que me mudo para o mundo mágico do Sr. Tarantino! Vamos escalpelar alguns nazistas!
Brad Pitt diz: "Arrivederci"

Menções Honrosas:

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO
SIMPLESMENTE FELIZ
STAR TREK
A PRINCESA E O SAPO
RIO CONGELADO
O LEITOR
A TROCA
O LUTADOR
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
MONSTROS VS. ALIENÍGENAS
DISTRITO 9
TEMPOS DE PAZ

27 de dezembro de 2009

MELHORES MÚSICAS DE 2009

PELO DONO DO BLOG


Esse ano eu ouvi muito mais música do que vi filmes. Aliás, esse ano eu tive uma relação de amor extremo pelo MP3 e ouvi música fazendo praticamente tudo. Então teve muita coisa legal aparecendo, sendo (re)descoberta. Minha banda preferida da adolescência, Dave Matthews Band, lançou um álbum incrível esse ano: "Big Whiskey and the GrooGrux King". Fazia algum tempo que eu não me encantava por eles e esse ano a gente voltou a flertar! Fica aí o vídeo de “Funny the way it is” que é supimpa (tanto o vídeo quando a música)...




Arnaldo Antunes mal lançou “Ao vivo no estúdio” em 2008 e já “chegou chegando” como o novo álbum “Iê Iê Iê” que é mais outra pérola do cantor... Fica aí o vídeo de “Envelhecer” uma das faixas do cd novo...




Foi ano de boas cantoras sendo conhecidas como Tiê, Marina de La Riva, Maria Gadú, Yael Naim, e outras tantas. Pra começar queria lembrar essa aqui, a Maria Gadú. A moça cantando jazz é algo formidável. Em seguida tem Tiê com "Sweet Jardim"...






Teve também Mariana Aydar, lançando seu segundo CD, “Peixes, pássaros, pessoas”, que é também digno de nota... essa aqui é uma delícia...




Yael Naïm é outra que chegou com tudo há cerca de dois anos e em 2009 lançou “Far far”, ainda do álbum de 2007. Apesar de não ter encontrado nenhum vídeo com qualidade boa fica aí o vídeo com a faixa só pra ouvir mesmo (o que em se tratando de Yael já é bastante coisa)...



Tem as dançantes também. Bom, já falei de Madonna, Lady Gaga, Mika (etc) nos outros posts, mas esqueci de falar do The Ting Things, da Srta. Katy Perry e da Beyoncé que me fizeram dançar muito esse ano com essas três que vem a seguir...








Fechando a bagaça fica aí "Zero" do Yeah yeah Yeahs... um assombro essa faixa! Amanhã tem mais listas... vou dormir!



Beijo-fui

Ele nunca mais foi mesmo depois daquele 2009

Em filmes americanos tem sempre um clichê do tipo “ele aprendeu uma grande lição depois daquele ocorrido”. Isso não é coisa nova não. Em “A felicidade não se compra” do Frank Capra, um filme de natal lá dos anos 40, um personagem deseja nunca ter existido e um anjo lhe concede tal desejo. Ao voltar pra casa e vê como seria sua vida se ele não tivesse existido. Toda uma cidade está diferente. Pessoas para as quais seus pequenos atos haviam transformado uma vida toda, então vivem de maneira diferente. Seus filhos não existem. É um dos filmes mais lindos que alguém já inventou de fazer. Eu sempre me senti um personagem dos filmes do Capra, com todos os seus clichês. Nos finais de ano eu volto pra casa dos meus pais e fico extremamente sensível a tudo. Penso e repenso o ano que passou e planejo o próximo sem fazer promessas, mas tentando manter o que tem dado certo e pensando em corrigir os desacertos.


Em 2009 eu aprendi que posso fazer quinze mil coisas ao mesmo tempo e que isso nem sempre me faz bem. Queria aprender a fazer um pouco menos, a cuidar melhor de mim, e olhar melhor pro entorno. Entendi que as pessoas são o que são e que tentar mudá-las demais é um erro enorme. Mudar a gente mesmo até que vai bem, mas será que querer mudar tanto o entorno não seria brincar demais de Deus? Tenho tentado entender isso: deixar-se ser e deixar os outros serem. Parece demagógico, né? Mas a coisa anda por esse caminho... Aprendi que eu preciso de mais tempo pra respirar, pra ficar em casa, e ficar mais comigo. Administrei (um pouco) melhor o fato de não esperar que os outros me salvem a vida. Penso hoje que a gente ama mesmo quem a gente não entende bem, e que quem nos ama de verdade está ali sempre, num olhar de canto, num telefonema, ou num simples ato do tipo “ontem lembrei de você”. Aprendi que o que tem que ser vai ser... aprendi a ter mais calma (coisa difícil pra mim).


Gosto das transições. Sei que são apenas números, calendários, coisas pragmáticas, mas abrir e fechar ciclos tem uma importância enorme pra mim. Sempre preferi a versão do último download, sempre tive a sensação de que ficamos melhor na dianteira. Esse ano fiz 30 anos. Quando eu era pequeno eu pensava que aos trinta já teria dois ou três filhos e uma vida estável. Hoje olho pra mim e pros meus amigos de 30 anos e vejo que somos as mesmas crianças e adolescentes de sempre. Será que meu pai e mãe aos trinta não pensavam o mesmo, quando eu os olhava assim? É engraçado né? Quando eu era pequeno eu gostava de brincar de escritório, assinar papéis, e ter responsas de adultos. Hoje cada vez que assino um papel penso na responsa que é ser adulto e tenho saudade das brincadeiras de escritório. Como a gente faz pra não se levar tão à sério?


Sobrevivi a um primeiro ano de mestrado, estreei espetáculo novo, projetei mais dois, criei luz de espetáculo, trabalhos de arte gráfica, escrevi artigos, fiz amigos, tentei manter os bons e velhos sempre perto, desenhei, projetei, cozinhei, corri, pedi tempo, me acalmei, entendi, pensei, repensei, e tudo o que sei é que a sensação no fim de ano é sempre a mesma: grato por tudo até aqui e grato por poder deixar o que vier ser o que tem que ser! As metas existem, mas deixar o caminho mexer os pauzinhos por si e mexer na gente é sempre um bom plano! Um 2010 bem piegas pra vocês!

23 de dezembro de 2009

OS PIORES FILMES DE 2009
por MALCON BAUER, ator e meu filho adotivo


01 - O Dia em que a Terra Parou
(The Day the Earth Stood Still) / Dir: Scott Derrickson

>> Ou melhor “O dia em que a expressão facial de Keanu Reeves realmente parou”. Sei que ele escolhe papéis onde não precisa expressar muitas emoções (“Matrix”, “Constantine”), mas a refilmagem do clássico da ficção-científica dos anos 50 é ridícula. Se a sobrevivência da Terra dependesse da cientista Jennifer Connely e do carisma do chato do filhinho do Will Smith, estaríamos condenados! E o filme ainda conta com o merchandising mais forçado da história… Um lixo!


Keanu Reeves dá aula de interpretação



02 - Transformers 2 – A Vingança dos Derrotados
(Transformers: Revenge of the Fallen) / Dir: Michael Bay
>> Aff Maria... Duas horas e meia de barulheira e lutas entre robôs gigantes onde você não sabe onde termina um e começa o outro. E por incrível que pareça, a barulheira dá sono! O que John Turturro ta fazendo ali? E pra culminar, vemos em close os... testículos (sim, é isso mesmo!) de um Transformer! Precisa dizer mais?

03 - Dragonball Evolution
(idem) / Dir: James Wong
>> Eu lembro muito vagamente do desenho do Dragonball. Mas o filme é absolutamente desprovido de qualquer carisma, inteligência ou sequer boa pancadaria. Pelo menos dura só 80 minutos!

04 - X-Men Origens: Wolverine
(X-Men Origins: Wolverine) / Dir: Gavin Hood








Não basta ser bonito. Tem que ter coerência.


>> O tão falado filme solo do mutante canadense me frustrou muito. Apesar do carisma incontestável de Hugh Jackman, o roteiro estúpido (que inclusive trata o próprio Wolverine como estúpido) e os efeitos meia-boca tornam a produção um passatempo boboca… e indigno da trilogia original dos X-Men. Querem mesmo que a gente acredite numa linha temporal onde o articulado Fera (bem interpretado por Liv Schreiber) virou aquele capanga acéfalo mostrado em “X-Men – O Filme”? Nem a ponta de Patrick Stewart salva. Mas fez muita grana, e vem outro por aí…

05 - Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas
(idem) / Dir: José Alvarenga Júnior
>> A busca por uma ménage? Essa é trama da volta de Rui e Vani em sua volta às telas? Que desperdício... O filme segue como um episódio regular da série (que sempre garantia boa risadas), até que, em seus últimos 10 minutos… vira um DRAMA!!!! É aí que o filme afunda e morre na praia. Que eles tenham melhor sorte na volta do seriado em 2010.

06 - Recém Chegada
(New in Town) / Dir: Jonas Elmer
>> Renné Zelwegger é uma executiva de Miami em busca de promoção que se vê morando numa pequena e gélida cidade onde aprende a importância da vida no interior. Nem preciso falar mais nada...

07 - Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
(Ghosts of Girlfriends Past) / Dir: Mark Waters
>> A idéia era até boa: adaptar o “Conto de Natal” de Charles Dickens para a história de um mulherengo que recebe a visita de suas antigas namoradas e aprende o valor do amor. Mas não funciona. É chatinho e previsível. Como fã da obra de Dickens, minha revolta é ainda maior!

08 - Dia dos Namorados Macabro
(My Bloody Valentine 3-D) / Dir: Patrick Lussier


>> O clássico terror dos anos 80 volta com roteiro idiota, atores péssimos e sustos que não funcionam. Nem a ótima cena envolvendo uma mulher pelada lutando por sua vida num quarto de motel salva a lavoura. Passe longe!





"Cuidado. Tem um crítico atrás de você!"

09- Anjos e Demônios
(Angels and Demons) / Dir: Ron Howard
>> Se “O Código da Vinci” pecava pelo excesso de conversa, este filme toma o rumo inverso. Muitas cenas de ação, numa sucessão de clímaxes que são ligados por uma história pífia. E novamente, no final, o autor cria uma reviravolta que põe por terra todo o discurso que gera a polêmica participação dos Iluminatti. E ainda te Ewan McGregor pagando as contas no papel de um padre amante de esportes radicais...

10- O Exterminador do Futuro: A Salvação
(Terminators Salvation) / Dir: McG
>> Após a saída de James Cameron (que comandou os dois primeiros), a série Terminator vem ladeira abaixo. Cristian Bale parece repetir sua performance como Batman (leia-se cara de mau e voz muito grave), tornando o salvador do mundo John Connor um chato. Os efeitos são ótimos, mas, e daí? É o mínimo que um orçamento de mais de 100 milhões de dólares precisa fazer!

Retrospectiva 2009! De volta às listas!

De volta a nossa diversão de férias: as listas de fim de ano. As pessoas reclamam, elogiam, brigam, mas sempre bisbilhotam. Lembramos que quem tiver listas pra publicar é só entrar em contato. Tá valendo tudo: melhores e piores filmes, músicas, livros, moda, e afins... Vou começar com as minhas de música e logo mais tem as de cinema do Sr. Malcon Bauer!


CATEGORIA REBOLATION :: Parte 1
por DANIEL OLIVETTO, o dono dessa bagaça aqui

Madonna mandou bem com "Celebration" e eu gritei muito "sai do chão" na pistinha com ela nesse ano...



...mas te cuida com a Lady Gaga que ela tá vindo com tudo, Sra. Ciccone! Fica a dica!



Daqui a pouco tem mais!