23 de dezembro de 2007

Estamos de volta...

Os Melhores de 2007
por Malcon Bauer
Bauer, diretamente do Festival Internacional de Cinema Folclórico de Agrolândia!

E agora, o momento mais esperado... Os melhores filmes de 2007. Uma lista que sempre gera polêmica. E eu repito: Gostou? Não gostou? Se não concorda, faça sua lista. Só não deixe de comentar...


Os Melhores do Ano (em contagem regressiva):

10- Piaf – Um Hino ao Amor
Chega da França a melhor performance feminina de 2008. A trajetória da cantora Edith Piaf, da sua infância até sua morte prematura, é representada pela atriz Marion Cotillard de maneira nunca menos que sublime. Mas este não é o único trunfo do filme, que conta com uma direção segura e criativa e um elenco de apoio em grande forma. Tudo só faz com que a atuação monstruosa da protagonista nos absorva por completo. Ao fim do filme, apenas o silêncio. Rompido apenas pelas lágrimas da platéia que jorram em profusão.


09-Não Por Acaso
Um estudo sobre como as pessoas tentam controlar suas vidas. Sobre como um segundo pode fazer a diferença. Um acidente trágico faz a vida de dois personagens se cruzarem neste belo longa do diretor Felipe Barscinski. Emociona, faz pensar, e traz Rodrigo Santoro mais humano do que nunca.

08-Notas Sobre um Escândalo
Cate Blanchett e Judi Dench dividindo a tela. Precisa mais pra este filme ser imperdível? Pois ainda temos um roteiro fantástico e enxuto (o filme tem 85 minutos, uma raridade nestes tempos de filmes de duas horas e meia) que discute velhice, solidão e obsessão. Soberbo.

07-Zodíaco
Quem esperava um thriller no estilo de “Seven” se decepcionou. O novo filme de David Fincher tem muita tensão, porém seu foco é nos três personagens que tiveram suas vidas alteradas devido à sua obsessão pelo famoso assassino. Um trio de atores em grande forma em um épico que percorre trinta anos da história dos EUA em um trabalho de direção brilhante.

06-A Última Noite
O gênio Robert Altman se despede neste filme que, por coincidência, fala de despedidas. Uma dúzia de personagens fantásticos se cruza na última transmissão de um programa de rádio. Um elenco soberbo em cenas tocantes (Meryl Streep e Lilly Tomilyn em um dueto é... demais). Ao final, sente-se muito por ter visto o último filme desse grande cineasta.

05-Mais Estranho que a Ficção
Esquisito, muito esquisito. Esse filme utiliza-se de criativos recursos visuais pra contar a história de um homem que está ouvindo a narração da própria vida. Uma profunda discussão sobre o valor da arte e do ser humano, que pode viver por ela ou para ela. Um filme humano, bonito, emocionante. E esquisito, muito esquisito.

04-O Cheiro do Ralo
Sim, “Tropa de Elite” não está na minha lista. Gostei do filme (afora discussões ideológicas), mas esta pequena comédia estrelada por um Selton Mello em grande forma é o melhor filme brasileiro do ano. Um filme envolvente, que escancara a mesquinhez do ser humano de forma crua e dolorida. Já nasceu cult!

03-Pequena Miss Sunshine
Um road movie onde uma família disfuncional precisa aprender a se relacionar. Parece clichê, não é? Pois este filme independente logo desarma essa impressão, apresentado um elenco fantástico (a jovem Abigail Breslin é um achado, e Steve Carrel já mostra que é um ótimo ator dramático) e um roteiro longe do piegas. Prepare-se para verter lágrimas em um clímax que é ao mesmo tempo emocionante e extremamente patético. E Alan Arkin ainda ganhou o Oscar.


02-Hairspray: Em Busca da Fama
O filme mais legal de 2007. Apesar do roteiro simples (mas nunca simplista), trata do preconceito (em várias formas) de forma agitada e divertida. Um elenco em grande forma solta a voz em canções deliciosas que grudam na memória, e a jovem Nikki Blonsky conquista o coração do espectador assim que surge na tela. E John Travolta faz a sua mãe... Precisa mais?

E o melhor filme de 2007 é (rufem os tambores...):

01- Ratatouille

A Pixar continua se superando. A saga do ratinho tentando se tornar chef em um restaurante de Paris é contada de forma divertida e emocionante. Pode, porém, frustrar um pouco aqueles que esperam que um desenho animado seja apenas “engraçado”, pois possui personagens complexos e momentos dramáticos emocionantes. “Ratatouille” é simplesmente uma obra-prima deliciosa, uma iguaria cinematográfica. E a cena na qual o crítico Anton Ego prova a iguaria do título já entrou pra história.


Menções Honrosas:
Bons filmes de 2007, que estariam na lista se ela fosse maior...

Planeta Terror
Tropa de Elite
Maria Antonietta

Agora é até 2008, pessoal!

Malcon Bauer

22 de dezembro de 2007

O Soluço

Papo de bêbados ontem no Clube da Sinuca:

Raquel [Stüpp, aquela] - Ai Dani, me dá um susto! Eu tô com soluço desde hoje de tarde!

Eu - Tranca a respiração!

Raquel - Já fiz...

Eu - Já bebeu água ao contrário?

Raquel - Já... já fiz de tudo! Me dá algum susto!

Eu - Raquel, seu carro tá pegando fogo!

Raquel - Já fizeram essa, Dani, não funcionou!

Eu - Eu tô tendo um caso com o Lucas [o namorado dela]

Raquel - Ai Dani, eu sei que não é verdade, que vc está fazendo isso pra me ajudar.

Eu - Raquel. Eu tô falando sério.

[silêncio]

O soluço dela passou, mas, uns minutos depois eu é quem tava soluçando.

(...)

Amanha tem lista de melhores do ano por Malcon Bauer!

17 de dezembro de 2007

Melhores e Piores de 2007 - Parte 1

Chega de lirismo nesse blog, gente!

Chegou a hora dos melhores e piores de 2007... De agora até o começo de janeiro ...vamos publicar por aqui as listas dos críticos de cinema amadores mais non-gratos que você já viu...

Começaremos então com a lista de piores do Sr. Malcon Bauer, o Celso Sabatin da ilha da magia... rssss

Vai bunito!


OS PIORES DE 2007
por Malcon Bauer

Bauer no Festival de Cannes


Foi com muita honra que aceitei o convite do querido Chico Lingüiça para publicar aqui minha conceituada lista de melhores e piores filmes do ano.
Comecemos pelos piores, que é muito divertido chutar cachorro morto. Se você não viu estes filmes, sorte sua. Se pensa em ver, pense de novo... E se não concorda com a lista, faça a sua!
E não deixe de comentar!



Os 10 piores filmes de 2007 (em contagem regressiva):




10- Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
Um filme simplesmente tolo. Desnecessário. A adição da figura do Surfista pouco resolve os problemas da direção frouxa e da falta de carisma do Dr. Destino. Daqueles filmes que você nem vai lembrar de ter visto.

09-Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
O terceiro capítulo da saga de Jack Sparrow é histérica e confusa. São necessárias 3 horas pra contar uma história que caberia em pouco menos de duas. Johnny Deep continua ótimo, mas a megalomania afetou todos os aspectos da produção, que anestesia o espectador com um bombardeio de cenas inacreditáveis (no mau sentido).



08-O Pequenino
Refilmagem de um desenho do Pernalonga, este filme tem pelo menos bons efeitos especiais, colando a cabeça de uma adulto no corpo de um anão de forma impressionante. Mas as piadas chulas tornam tudo uma grande bobagem sem graça.

07-Número 23
Outro caso de uma boa premissa que se perde em pelo menos 23 subtramas (não pude resistir) e culmina com uma solução previsível e frustrante. Jim Carrey (com dois personagens) se esforça, mas quando o roteiro não ajuda, isso não adianta muito.

06-A Colheita do Mal
A idéia era boa, mas este suspense sobre as pragas bíblicas acontecendo numa cidadezinha melequenta do sul do EUA faz muitas perguntas e entrega um final idiota, onde o diretor parece pensar: “precisamos de mais feitos especiais.” Sutileza pra que?

05-Fonte de Vida
O diretor de “Réquiem para um Sonho” afundou na própria pretensão. Na busca por ser profundo, ele ataca o espectador com três tramas que não fazem muito sentido mesmo separadamente, quanto mais juntas. Ao final, você acaba achando que é a pessoa mais burra do mundo.

04-Terror em Silent Hill
Um amigo meu disse “O filme é ótimo! O visual é igual ao game!” Mas não estaremos falando de uma outra mídia, onde uma coisa chamada “história” é necessária pra sustentar quase duas horas de desbunde visual? É lindo, mas não entende-se nada...

03-Motoqueiro Fantasma
Tudo bem que a caveira digital em chamas tem mais carisma que o Nicolas Cage, porém isso não basta pra salvar um filme infantilóide e previsível. Mas foi um sucesso, e desta vez veremos a continuação em breve.

02-Eragon
“Guerra nas Estrelas” com dragões! Uma idéia que já nasce ruim torna-se um filme pior. Nada se salva neste pretenso primeiro capítulo de uma trilogia. E pelo fracasso nas bilheterias, eu duvido.

E o pior filme do ano é (com laaaarga vantagem...):



01- Deu a Louca em Hollywood
Em primeiro lugar, só fui conferir esta pérola porque fui convidado! Uma colagem sem sentido de sátiras sem graça entrecortadas por um número incrivelmente irritante de cenas de... rap (?). E “301” (adivinha qual a paródia, hein?) chega em 2008 pelas mãos dos mesmos produtores. Que Deus nos ajude!


E no próximo post, Os Melhores de 2007 por Malcon Bauer, direto da riviera francesa...

16 de dezembro de 2007

Apareça

Poema lindo do corno do Enzo Potel...

Apareça.

Por favor, apareça.

Antes que as migalhas
desta aberração
que vejo no espelho
torne-se mais um esboço
do passado.

Antes que eu nasça
como um vendedor de caldo de cana,
um mestre argentino de tai chi chuan,
um policial, um papagaio,
uma cantora,
um indiano que rouba água.

Antes que o tempo
te traga de novo
sem o aviso de que teu toque
abre caminhos de dor e insapiência.

Surja na simplicidade
de trinta minutos,

não daqui a três mil anos.

Traga as malas no carro
para ficar

para não me dar
perfume à perfídia
que é dizer

até a próxima

encarnação.