23 de dezembro de 2007

Estamos de volta...

Os Melhores de 2007
por Malcon Bauer
Bauer, diretamente do Festival Internacional de Cinema Folclórico de Agrolândia!

E agora, o momento mais esperado... Os melhores filmes de 2007. Uma lista que sempre gera polêmica. E eu repito: Gostou? Não gostou? Se não concorda, faça sua lista. Só não deixe de comentar...


Os Melhores do Ano (em contagem regressiva):

10- Piaf – Um Hino ao Amor
Chega da França a melhor performance feminina de 2008. A trajetória da cantora Edith Piaf, da sua infância até sua morte prematura, é representada pela atriz Marion Cotillard de maneira nunca menos que sublime. Mas este não é o único trunfo do filme, que conta com uma direção segura e criativa e um elenco de apoio em grande forma. Tudo só faz com que a atuação monstruosa da protagonista nos absorva por completo. Ao fim do filme, apenas o silêncio. Rompido apenas pelas lágrimas da platéia que jorram em profusão.


09-Não Por Acaso
Um estudo sobre como as pessoas tentam controlar suas vidas. Sobre como um segundo pode fazer a diferença. Um acidente trágico faz a vida de dois personagens se cruzarem neste belo longa do diretor Felipe Barscinski. Emociona, faz pensar, e traz Rodrigo Santoro mais humano do que nunca.

08-Notas Sobre um Escândalo
Cate Blanchett e Judi Dench dividindo a tela. Precisa mais pra este filme ser imperdível? Pois ainda temos um roteiro fantástico e enxuto (o filme tem 85 minutos, uma raridade nestes tempos de filmes de duas horas e meia) que discute velhice, solidão e obsessão. Soberbo.

07-Zodíaco
Quem esperava um thriller no estilo de “Seven” se decepcionou. O novo filme de David Fincher tem muita tensão, porém seu foco é nos três personagens que tiveram suas vidas alteradas devido à sua obsessão pelo famoso assassino. Um trio de atores em grande forma em um épico que percorre trinta anos da história dos EUA em um trabalho de direção brilhante.

06-A Última Noite
O gênio Robert Altman se despede neste filme que, por coincidência, fala de despedidas. Uma dúzia de personagens fantásticos se cruza na última transmissão de um programa de rádio. Um elenco soberbo em cenas tocantes (Meryl Streep e Lilly Tomilyn em um dueto é... demais). Ao final, sente-se muito por ter visto o último filme desse grande cineasta.

05-Mais Estranho que a Ficção
Esquisito, muito esquisito. Esse filme utiliza-se de criativos recursos visuais pra contar a história de um homem que está ouvindo a narração da própria vida. Uma profunda discussão sobre o valor da arte e do ser humano, que pode viver por ela ou para ela. Um filme humano, bonito, emocionante. E esquisito, muito esquisito.

04-O Cheiro do Ralo
Sim, “Tropa de Elite” não está na minha lista. Gostei do filme (afora discussões ideológicas), mas esta pequena comédia estrelada por um Selton Mello em grande forma é o melhor filme brasileiro do ano. Um filme envolvente, que escancara a mesquinhez do ser humano de forma crua e dolorida. Já nasceu cult!

03-Pequena Miss Sunshine
Um road movie onde uma família disfuncional precisa aprender a se relacionar. Parece clichê, não é? Pois este filme independente logo desarma essa impressão, apresentado um elenco fantástico (a jovem Abigail Breslin é um achado, e Steve Carrel já mostra que é um ótimo ator dramático) e um roteiro longe do piegas. Prepare-se para verter lágrimas em um clímax que é ao mesmo tempo emocionante e extremamente patético. E Alan Arkin ainda ganhou o Oscar.


02-Hairspray: Em Busca da Fama
O filme mais legal de 2007. Apesar do roteiro simples (mas nunca simplista), trata do preconceito (em várias formas) de forma agitada e divertida. Um elenco em grande forma solta a voz em canções deliciosas que grudam na memória, e a jovem Nikki Blonsky conquista o coração do espectador assim que surge na tela. E John Travolta faz a sua mãe... Precisa mais?

E o melhor filme de 2007 é (rufem os tambores...):

01- Ratatouille

A Pixar continua se superando. A saga do ratinho tentando se tornar chef em um restaurante de Paris é contada de forma divertida e emocionante. Pode, porém, frustrar um pouco aqueles que esperam que um desenho animado seja apenas “engraçado”, pois possui personagens complexos e momentos dramáticos emocionantes. “Ratatouille” é simplesmente uma obra-prima deliciosa, uma iguaria cinematográfica. E a cena na qual o crítico Anton Ego prova a iguaria do título já entrou pra história.


Menções Honrosas:
Bons filmes de 2007, que estariam na lista se ela fosse maior...

Planeta Terror
Tropa de Elite
Maria Antonietta

Agora é até 2008, pessoal!

Malcon Bauer

21 comentários:

Daniel Olivetto disse...

putz... eu vou ser o primeiro?!

ok!

Tua lista tem pelo menos cinco filmes da minha, então a minha já perdeu a graça!!! rssss

Só não acho Hairspray isso tudo... Apesar do elenco perfeito, super carismático, como já disse, acho um bom filme pra gente cantar as músicas e tal, mas o roteiro mixuruca atrapalha muito, e fica aquele clima de "lição de moral"... Enfim, bom divertimento, mas como feito cinematográfico fica devendo...

Piaf é lindo mesmo!
Queria ter visto "Não por Acaso"(que ódio, tava ali do lado de casa e eu num fui...)

Enfim, várias coisas pra ver!!!

Beijocas!
Ah! Méri Crstian!

Unknown disse...

Ai, não, né?
Filme de ratinho em primeiro lugar?
Não tinha coisa melhor??

Daniel Olivetto disse...

huahauhauha... Ah pois eh... mas num vi o do Ratinho pra me juntar ao coro!

Rssss

Beijo

Malcon Bauer disse...

Vcs por acaso viram o filme do ratinho???

Não gostou da lista, publica uma...

Ou eu deveria ter colocado em primeiro algum filme europeu de tres horas de duração e que fala "da alma humana"?

Daniel Olivetto disse...

huahuahauha... claro... ou uma co-produção entre servia e ilhas maurício sobre a guerra de famílias pela água potável no Irã...

tô até achando que vou ver o do ratinho amanha pra me redimir...

beijocas

Anônimo disse...

hummm, vi 5 desses... convenhamos, não é tão divertido comentar uma lista de melhores (a lista de piores é muuuuito mais bacana) mas vamos lá: Piaf merece estar em 10, A Última Noite tb está bem, Mais estranho que a ficção e O Cheiro do Ralo são muito bons, mas... quinto e quarto lugar??? Pequena Miss Sunshine estaria em primeiro na minha lista. O legal é que, dessa lista, todos eu realmente quis ver (exceto o Zodíaco que não me atraiu) e os problemas da vida moderna me impediram. Em 95 eu queria que o Rei Leão tivesse ganhado o Oscar, acho admirável vc ter dado o primeiro lugar pro ratinho, muito corajoso mesmo, mas... só direi se concordo depois de assistir. Ah, nessa lista não tem nenhum "filmão" com jeito de Oscar de melhor filme, 2 brasileiros, se não fosse o Ratatouille eu diria que vc está quase ficando cult. Quase...

Big beijo (blehhhh)

Malcon Bauer disse...

Hoje em dia, ser cult é considerar o melhor filme do ano uma produção caseira feita sobre a migração das borboletas da Romênia e como isso influi na vida de uma criança pobre. "Ratatouille" é um exemplo maravilhoso de tudo que um ótimo cinema pode oferecer... e é estrelado por um rato! Fazer o que? Revi o filme ontem e mantenho minha opinião!

Alexander Znavsky disse...

Mais Estranho que a Ficção merece o primeiro lugar.

Anônimo disse...

eu gostei do filme da Mariah.

Anônimo disse...

10] Piaf é dos melhores... certamente. Que puta atriz!! Hehehe.

09] Pula... esse eu não vi.

08] Muito bom... mas falta algo. Evidentemente um simples suspiro da Judi Dench ou da cate Blanchett já valem um ingresso, ou a locação de um dvd (ou vhs, sei lá... hahauhau)

07] Muito chato, o filme tem um roteiro leve e a proposta se torna fugaz... é vago e se torna desisteressante. Preferia não ter visto - faltou muito prá ser um grande filme. Em suma, para mim, é banal.

06] Tá aqui na minha frente, tenho que ver logo... hehe.

05] Quero muito ver e num deu. =(

04] Ótimo mesmo, um dos melhores do ano sem dúvida - um escárnio poético... hehehe. Inteligente, sarcástico, podre, triste e muito bem dirigido.

03] Sem comentários... desta lista é o melhor. Magnífico em sua simplicidade. Melancólico, romântico e arrebatador. Sensacional, sensacional... e cada vez gosto mais.

02] Legal prá comer uma pipoquinha e tals... sobre o que é mesmo o filme? Ooops, esqueci. Hihihi. Brincadeira, é bem divertido, mesmo... mas é só.

01] Muito legal, bonitinho e tals. Agora... primeiro lugar? No way, babe! Nada contra animações: Procurando Nemo merece um primeiro lugar do ano sei lá qual, A Era do Gelo talvez, Toy Story também. Ratatouille seria bem-vindo numa 10ª colocação, 11ª, até 9ª tá tudo certo...

O filme do ano foi Império dos Sonhos do Davis Lynch - primoroso, doentio, emblemático, aterrorizante, hipnótico (só alguns adjetivos para deixar o gostinho...).

Besos,...

Anônimo disse...

Saco... cheio de erros de digitação... mas dá prá entender o comentário acima - acho.

Anônimo disse...

Ai, quero muito ver o filme da Mariah... haihaiha...

Malcon Bauer disse...

O mais interessante dessas listas é que elas refletem o momento atual de quem as escreve (óbvio). Olhando para trás, noto uns erros terríveis.

1998: "Titanic" em 1o (melhor que "Central do Brasil"? Que o "Hamlet" do Kenneth Branagh?

1999: "Star Wars: A ameaça Fantasma" está na lista"???

2000: "Clube da Luta" não entrou na lista???

2001: "Harry Potter e a Pedra Filosofal" na lista de melhores?

Claro que em sua grande maioria, não mudaria nada. Mas é assim que se aprende,não?

turnes disse...

quem será o mais preconceituoso o que não gosta dor atinho sem ver, ou o que acha todo filme europeu que fala da alma humana chato? Empate técnico Malcon! rsrsrs

Malcon Bauer disse...

Na verdade, um filme europeu que fala sobre a alma humana já esteve no topo da minha lista (O fabuloso Destino de Amélie Poulain). O que me irrita são pessoas que tratam a animação como uma arte menor.

turnes disse...

bom, o comentário que li foi sobre o filme específico do ratinho, e não sobre a arte da animação. Aliás, minha sobrinha concorda contigo, ela falou : " Ô tio, eu goto do latinhú tamém". Ela tem três anos.

Malcon Bauer disse...

Vc acha que as pessoas que comentaram isso sobre o filme um dia admititriam que uma animação é o melhor filme do ano?

Daniel Olivetto disse...

ai que bafo, gente!
Amanha tem a lista da Paula rolando aqui... beijim

Fabiana Lazzari disse...

oieeeeeeee..
Dani passa no meu blog e veja o que tem pra ti por lá.
Bjocas
FAbi

Anônimo disse...

Colocaria Maria Antonieta na lista de melhores e deixava Tropa de Elite na lista de piores é horrendo!!! Falo sobre a ideologia do filme, nenhum quesito artístico mas que me basta. Sobre o ratinho ainda não vi, mas vou ver!

Wedgey disse...

VI Zodíaco hoje é achei mediozinho...