30 de dezembro de 2010
29 de dezembro de 2010
Melhores Filmes de 2010 - Parte 2
Postado por Daniel Olivetto às 5:35 PM 16 comentários
27 de dezembro de 2010
Melhores Discos de 2010
Postado por Daniel Olivetto às 12:33 PM 17 comentários
23 de dezembro de 2010
Melhores Filmes de 2010
por Malcon Bauer, que é polêmico e polêmico!
10- Kick Ass: Quebrando Tudo (Kick Ass)
A história de um herói dos tempos da internet, contada com um delicioso toque de amoralidade. Nicolas Cage entrega sua melhor performance em muito tempo, emulando de forma hilária os maneirismos de Adam West (O Batman da tv). E temos Hit Girl, a garotinha de 11 anos que fala palavrões, bate, mata e rouba a cena sempre que aparece. Diversão do início ao fim.
09- A Origem (Inception)
08- A Rede Social (The Social Network)
David Fincher é foda! Pegou uma história que tinha tudo pra virar um blá-blá-blá sem fim e transformou num filme que rende muitas discussões. Um filme para degustar intelectualmentete, com ótimas interpretações, trilha sonora bafo e direção sutil.
07- Amor Sem Escalas (Up in the Air)
Definitivamente não existe um filme do diretor Jason Reitman que eu não adore (“Obrigado Por Fumar”, “Juno”, e agora este). George Clooney está incrível na história de um homem que prefere viver viajando e fugindo de laços reais com a vida e com as pessoas. E este tema me foi muito particular no ano que passou. As coadjuvantes Vera Farmiga e Anna Kendrick (acredite, de “Crepúsculo”) também arrasam. Um filmaço que pouca gente viu, talvez devido ao PÉSSIMO título que recebeu por aqui.
06- Tropa de Elite 2 (idem)
Capitão Nascimento está de volta. E muito melhor, cinematograficamente impecável, com excelente roteiro e ótimas interpretações. Você pode discordar ideologicamente do filme, mas não pode negar que é um filmaço, promovendo uma catarse coletiva – a cena da surra no político – que o cinema nacional não via há muito tempo. Que venha o terceiro filme, colocando Nascimento na presidência do Brasil! Não seria divertido?
04- Ponyo (idem)
Eu sou um grande fã de Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chiriro”). É sempre um desbunde observar seus traço, de uma simplicidade encantadora. Simplicidade que também está na narrativa (que não é, de maneira alguma, rasa), emocionando com a bela amizade entre um garoto de 5 anos e uma peixinha que quer ser gente. Tudo recheado de referências ao folclore oriental que eu não entendo completamente, mas que me levam para um lugar todo especial da minha imaginação.
05- Direito de Amar (A Single Man)
Terno e delicado, esteticamente impecável. Some a isso a incrível performance de Colin Firth – a cena do telefone é de dar um nó na garganta- e da sempre maravilhosa Julianne Moore. Só lamento o terrível título nacional.
03- Preciosa (Precious)
Tinha tudo pra ser um dramalhão digno do Super-Cine. Mas tornou-se uma história inspiradora, contada de uma maneira que foge totalmente do dramalhão. Gabourey Sibdibe tem uma performance belíssima, emocionando com cada olhar. E Mo’nique... bem, ela ganhou um Oscar com uma performance odiosa e o monólogo mais chocante de 2010. Bafão!
02- Toy Story 3 (idem)
Foram 10 anos desde o incrível “Toy Story
01- Sede de Sangue (Thirst)
Chan-wook Park é um gênio! O coreano diretor da incrível “trilogia da vingança”(que inclui o maravilhoso “Oldboy”) agora envereda pelo cinema de horror. Um filme de vampiros. Mas não é só isso. O filme é romântico, dramático, engraçado e cartunesco, tudo coordenado por uma condução impecável. E esses gêneros nunca se anulam, criando juntos uma das obras mais originais e deliciosas dos últimos tempos.
Menção Honrosa:
- Onde Vivem os Monstros (Were the Wild Things Are)
- Zumbilândia (Zombieland)
- Ilha do Medo (Shutter Island)
- Bollywood Dream: O Sonho Bollywoodiano (Bollywood Dream)
- Julie e Julia (idem)
- Invictus (idem)
- O Fantástico Senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox)
Menção “Eu não acredito que você só viu esse filme em 2010”:
- Cabaret (idem)
- Juventude Transviada (Rebel Without a Cause)
- 12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men)
- Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust)
Postado por Daniel Olivetto às 1:43 PM 20 comentários
21 de dezembro de 2010
De volta às listas!
Postado por Daniel Olivetto às 4:01 AM 31 comentários