27 de dezembro de 2010

Melhores Discos de 2010

pelo dono do Blog




Pois é, gente! 2010 foi mais um daqueles anos em que você fica maluco atrás dos albuns, EPs, downloads... e fica com os ouvidos ligados nas novidades de tudo que é gênero e artista. Aí vai uma lista dos 10 discos de 2010 segundo o dono da bagaça, que viu pouco filme, mas ouviu música full time nesse ano. E ele tá se sentindo meio colunista da Rolling Stone, rs... Simbora!



The National - "High Violet"


Dizer que o novo album do The National é uma jóia rara é pouco. Se me permitem um comentário raso já no começo do post, o som dos caras neste album me chega como uma cruza de Nick Cave com Joy Division, ou seja: coisa do mais alto nível! Pra quem curte esses rapazes porretas de Cincinatti, na ativa desde 1999, com o vocal do charmozérrimo Matt Berninger, fica umas das pérolas do album novo que, pra mim, é disparado o melhor do ano:







Thiago Pethit - "Berlim, Texas"


Há cerca de três anos, o ator Thiago Pethit largou o teatro e decidiu lançar carreira na música. Nunca o vi em cena, mas sei que a decisão pela música foi certeira. Depois do EP "Em outro Lugar" (2008), esse ano o coisafofa lançou esse album lindo de morrer. Tristonho, intimista, e com letras inspiradíssimas, Thiago é meu novo divo aqui no MP3 de casa. A seguir fica "Mapa Mundi", faixa deste primeiro Cd do rapaz:





Marina and the Diamonds - "The Family Jewells"


Marinão morou muito no meu coração em 2010. Tava já esperando os vizinhos bateram na porta e pedirem pra eu trocar o disco! Com este seu primeiro album, a minha musa indie de 2010 colocou na roda canções deliciosas como "Oh No!", 'The Shampain Sleeper", "Hollywood" e a minha preferidinha, que vocês podem conferir aqui:





Rufus Wainwright - "Al Days Are Night: Songs for Lulu"


Pense em som triste, o mais triste que você lembrar... Baixe esse CD novo do Rufus e eu duvido que ele perca no quesito tristeza. Feito em homenagem a sua mãe, a também cantora Kate McGarrigle, falecida em janeiro deste ano, o album é de beleza ímpar e arrepiante. Só lembro do Turnes e do Vicente [que vocês verão em breve por aqui nas listas de filmes] conversando on line sobre o disco: "Não consegui passar da faixa 7 de tão triste que eu fiquei". Vai por aí este primeiro trabalho de vocal e piano de Rufus, que pra mim, é o cantor mais brilhante da atualidade. Fica aí a faixa mais animadinha do album [NoT!]:






Arcade Fire - "The Suburbs"


Você pode não conhecer essa banda (o que foi meu caso até o final do ano passado), mas resistir ao seu album novo fica difícil. A primeira faixa, que dá nome ao disco, já dá vontade de aumentar o volume e pilotar um carro em alta velocidade! Lindo disco desta banda canadense de grande destaque na cena indie. Fica aí a primeira faixa do novo trabalho:







Jónsi - "Go"


Primeiro album solo do vocalista do Sigur Rós, Jónsi Birgisson é fantéstEco! A nova empreitada carrega vários méritos do seu trabalho anterior com a banda, desta vez com composições em inglês também, além do islandês já conhecido da banda [na Islândia se fala islandês, né?]. Fica aí uma das minhas preferidinhas do disco do moço:







Nina Becker - "Vermelho" e "Azul"

Mulherão de voz docinha, Nina Becker é uma das vocalistas das Orquestra Imperial, e abre caminho pra uma carreira solo que já começou com dignidade. Nina chega ao seu primeiro projeto solo em 2010 em forma de dois albuns: "Azul", com composições mais íntimas e solitas, e "Vermelho", album em parceria com a Banda Do Amor bem mais caliente. Destaque para a gravação de "Lágrimas Negras" de Jorge Mautner - conhecida na versão da Gal:




Vampire Weekend - "Contra"


Albinho porreta esse segundo dos novaiorquinos do Vampire Weekend. Vocal inspirado e arranjos pra lá de imprevisíveis são dois dos muitos méritos deste novo trabalho. Fica aí o vídeo de "Holiday", faixa que deveria ganhar um prêmio de canção mais saltitante de 2010. Conheci a banda nesse ano e já tô esperando os próximos lançamentos!






Roberta Sá e Trio Madeira Brasil - "Quando o Canto é Reza"


A parceira Roberta Sá com o Trio Madeira Brasil é uma coisa incrível. O album reúne canções escritas pelo sambista baiano Roque Ferreira e, mais que uma homenagem ao cara, é um encontro certeiro de artistas que se engraçam lindamente entre o samba e chorinho. Das coisas mais lindas de 2010... Aí vai umas das faixas:







Against Me - "The White Crosses"


Olha, fazia tempo que eu não me empolgava com nada de punk rock [pelo menos até onde eu me lembro], mas esse segundo trabalho do "Against Me" tá um negócio de louco! Conheci a banda numa destas situações em que a gente se desliga do assunto na mesa do bar e fica de olho na videoclipe da telinha. Eu tenho o hábito de anotar o nome da música e da banda pra depois procurar, quando rola essa empatia. Foi assim com essa banda, acabei conhecendo esse album em pedaços e só fui baixar ele completo pelo fim do ano. Porreta! Aí vai uma:




Menções Honrosas:

Pato Fu - "Musica de Brinquedo"
MGMT - "Congratulations"
Hot Chip - "One Life Stand"
LCD Soundsystem - "This is Happening"
Mombojó - "Amigo do Tempo"
Sia - "We Are Born"


17 comentários:

TAME IMPALA BEST ALBUM OF 2010 disse...

TAME IMPALA!

Daniel Olivetto disse...

Ai poisé! O Fiuk escreveu aqui também reclamando que não tá na lista... Gente, vocês precisam respeitar a minha opinião, que eu sou da Rolling Stone, caramba!

Daniel Olivetto disse...

Mas sérião, gostei do som de vocês hein!

Tão já na lista dos de 2011, que eu sou fino e já comecei os trabalhos aqui na redação da Rolling...

turnes disse...

Ai Dani como tu é deshcolado!
Bom, eu não entendo nada de música indie realmente. apesar da herética afirmação sobre o primeiro álbum (isso de nick e joy!) até ouvi todas e curti pacas. Quer dizer menos essa última, cruzes, pensei que esse estilo tinha morrido com green day, num deu.
Agora sobre os brasileiros pergunto-lhe, no maior respeito, é possível escutar mais que 3 faixas do petit?
Outro comentário...como estão proliferando as cantoras brasileiras, meio hipongas, que cantam samba de boutique, digerível para platéias finas né? Saudade de jovelina pérola negra.
Eu gostei mais da Tulipa, já ouviu? Ela é gordinha e divertida.

Daniel Olivetto disse...

A Tulipa achei vozeirão, interpretação bacana, arranjos bons, mas as letrinhas achei bem fuleiras... não suportei mais que 5 músicas... mas de hippie de boutique só a Roberta na lista [apesar do ultima album ser muito bom, viu?!]... a Nina é mais gramú, outra pegada! O Thiago acho bait, viu?!

Daniel Olivetto disse...

* quis dizer baita

Ah... achei meio herético também, rsrsrs... o pessoal aqui na redação tá comentando...

Vicente disse...

Dani, conheço 2 da lista. Ufa!!! Achei que ia acabar no limbo, mas fiquei feliz, porque Marinão é tudo (e foi você que me apresentou) e o Rufus é aquela coisa toda. Mas eu te aceito colunista da Rolling Stone, embora tenha overdose do tipinho. E também não tenho saco pressas cantoras de samba pós-Marisa-Monte. Da Florence você não gosta, né? É muita diva na mesma lista!

Daniel Olivetto disse...

Florence eu adoro, Vi! É minha amiga e tudo! Mas o album é de 2009! Ela me ligou e tal, aí eu expliquei que não podia mais entrar porque era do ano passado... Ai, a Rolling não é legal, não? Me diz qual que é baita que eu já minto melhor, hahahaha...

Daniel Olivetto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vicente disse...

Dani, eu amo a Rolling Stone. Mas casa com um colunista que você vai entender o que eu te disse. Mas cadê o Cee-Lo Green, hein? E eu acho o álbum da Robyn muito bom. Esse eu ouço inteiro!

Daniel Olivetto disse...

Então, a Robyn acho boring... o Cee Lo Green gostei de algumas só... quanto à Rolling, ok, ok... rsrsr

Malcon Bauer disse...

Bom, eu não sou conhecido pelo meu gosto musica, né?
Então ouvi todas as músicas, e adorei "I'm Not a Robot" e 'Go". De resto, nenhuma me chamou muito a atenção...
Paro pra lembrar, e me lembro que, neste ano, adorei o "Its My Party" da Amy.
E, obviamente, "Lets Go to the Mall", da maravilhosa Robin Sparkles...

turnes disse...

das novas cantoras de samba, uma que nem é nova, mas agora firma-se no posto de grande dama, e não tem nada a ver com a modinha das cantoras de samba que nunca pisaram num terrero de macumba, é Tereza Cristina. Autêntica cantora da noite da Lapa, criada na boemia, ponte entre a tradição e a moedernidade, compositora e negona.

turnes disse...

aqui com marisa monte num samba (lindo) da calcanhoto: http://www.youtube.com/watch?v=LE2XEjHnhYI&feature=related

Daniel Olivetto disse...

Adoro ela também Rê... tem um disco dela só com músicas do Paulinho da Viola, lindo, lindo! Ela lançou um ao vivo esse ano mas não o encontrei no submundo da pirataria... rs...

turnes disse...

Rufus! Rufus! Rufus!

paula albuquerque disse...

gostei pacas da lista, dani querido. vou procurar pra baixar o que não conheço e dps te conto! =*