Por que não precisamos da escola do teatro Bolshoi no Brasil...
PROFESSORA DE COMUNICAÇÕES E SEMIÓTICA DA PUC/SP
Para quem nunca ouviu falar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, trata-se de um empreendimento encabeçado e implantado pelo casal Joseney Braska Negrão e Antônio João Ribeiro Prestes, em 2000, como única filial de uma escola que não existe na Rússia. O que existe são o Balé Bolshoi, o Teatro Bolshoi (ambos fundados em 1776, em Moscou) e o Centro Coreográfico. Esse detalhe não passou despercebido pela imprensa especializada, e a denúncia pode ter sido um dos fatores que levaram à mudança do nome de Escola do Balé Bolshoi para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Prestes é o representante da empresa Paramount Advisory Services Limited, que responde pelo Bolshoi no Brasil, num contrato que dura até 2009. De qualquer modo, o que importa, neste momento, érefletir sobre a importância deste acontecimento para nossa sociedade e a relevância de sua continuidade no atual estado de exceção (ver Giorgio Agamben) em que nos encontramos. Por que cargas d'água a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil seria um dos melhores investimentos para o setor cultural de nosso país e, especificamente, para nossas crianças e jovens?
Antes de continuar, um rápido parênteses. A idéia aqui é que a reflexão tenha um sentido fundamentalmente coletivo e não seja pautada num interesse individual ou restrito. Isso significa que eu não estou pensando nos meus filhos, mas nos f1lhos do Brasil. Para tanto, é preciso não levar em consideração nem a ascenção de carreiras políticas, nem as contas bancárias, nem, tão-somente, a possibilidade da minha filha ser uma das bailarinas talentos as a ser revelada que, depois, se tiver sorte, será importada para alguma companhia de algum país rico do hemisfério de cima. Suponho que exportar artistas não está entre as principais atribuições de um país em desenvolvimento. Além do mais, vale assinalar que o mercado interno para bailarinas clássicas é reduzido, dado o número pequeno de companhias profissionais e a quantidade de escolas e academias brasileiras que as formam, sem falar nas escolas dos próprios teatros municipais. Desse modo, parece bastante razoável questionar se esse"negócio da Rússia" não é, na verdade, um "negócio da China".
O aspecto econômico talvez seja o mais delicado de todo esse faz-de-conta, devido às investigações judiciais, à exigência de transparência financeira e à responsabilidade social com o uso de recursos públicos. Vale lembrar que só o patrocínio dos Correios foi de dois milhões, e estima-se que existam outras tantas cédulas envolvidas. Como se sabe, a matriz da escola que não existe cobra 130 mil dólares anuais pelo direito de uso de sua marca, como seria de se supor em qualquer franquia. Se não fomos consultados antes, mas se pudermos opinar agora, valeria a pena repensar se temos mesmo a necessidade de pagar pelo aluguel da grife de um método, se temos profissionais altamente capacitados em nosso próprio país. Será que não estamos desembolsando além da conta pelo uso de uma marca e, por adição, pela cessão de honorários de USS 192 mil anuais para professores e pianistas russos? Por que será que não estamos valorizando o suficiente os profissionais qualificados que atuam em nosso mercado? E, por fim, por que não criamos melhores formas de intercâmbio?
A questão financeira fica ainda mais delicada quando comparamos a Escola com outros projetos. O balanço custo-benefício entre verba investida, natureza do empreendimento, número de pessoas beneficiadas e de que modo chama a atenção pelo desnível (considerando nesta matemática apenas a parte de recursos públicos). Quem se interessa por projetos sociais na área de dança precisa conhecer iniciativas que também vêm tendo sucesso, mas numa outra direção. São propostas que estimulam o protagonismo e a cidadania, ao contrário do anterior, que reforça o processo de dominação/ colonização e a repetição de estéticas anacrônicas. Em Araraquara (SP), a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira foi baseada na bem sucedida experiência da Escola Municipal de Dança de Caxias do Sul (RS) e vem efetivando um trabalho de inclusão há três anos.
No Rio de Janeiro, o Dançando para não Dançar é realizado desde 1995, com o o objetivo de dar acesso à profissionalização, através do ensino do balé clássico, às crianças moradoras de dez comunidades cariocas de baixo poder aquisitivo. A associação Dançando para não Dançar possui convênios com a escola de Balé Staatliche Ballettschule Berlin e com o Balé Nacional de Cuba, o que é bem diferente de pagar franquia. O projeto recebe investimento menor que 500 mil e atende 450 crianças.
Outro exemplo de baixo investimento e alto retorno é o Núcleo de Dança Votorantim, no interior paulista, uma proposta criada e coordenada, desde 2001, pela Quadra - Pessoas e Idéias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Votorantim e com o recente apoio da Empresa Votorantim Cimentos (Unidade Sta. Helena/Salto). Nesses cinco anos de existência, 346 pessoas, entre 8 e 35 anos, participaram gratuitamente das atividades oferecidas (diversas aulas de dança, teatro, vídeo, etc.), além dos encontros especiais, como o Papo Papai, que atendeu 975 familiares. Nesse meio tempo, foram também produzidos 29 espetáculos de rua, 16 para o palco e 45 performances que acontecem em bairros periféricos, cidades vizinhas, outros Estados, feiras livres, bancos. praças, escolas municipais e estaduais, universidades, terminais de ônibus, igrejas... O público estimado até junho deste ano estava perro dos 159 mil espectadores. Esses números indi<:an1, por acréscimo, um outro detalhe: toda a comunidade (família, amigos, pessoas de passagem. crianças, jovens, adultos, etc.) é integrada e participa. Para se ter uma idéia da desproporção, os recursos públicos destinados ao Núcleo de Dança para este ano ficaram em RS 67.000,00. Se dividíssemos este valor por mês, chegaríamos a duas conclusões assustadoras: primeiro, pode-se fazer muito mais com muito menos e, segundo, não há mais cintura para tanto jogo. A verba precisa aumentar, pois administrar ações coletivas desse porre com 6 mil reais mensais exige um rebolado que não épra menos. Já pensou o que poderia acontecer se uma parcela dos recursos destinados à Escola do Teatro Bolshoi fossem encaminhados para Votorantim?
E não é só isso. Com uma metodologia em constante transformação e adaptação (compatível com a realidade complexa em que vivemos), um dos diferenciais mais importantes do Núcleo é apostar na dança como ferramenta para construir cidadania. Quer dizer, a dança oporrunizando um espaço para o convívio das diferenças. Os coordenadores Marcelo Proença e Rodrigo Chiba não têm a pretensão de formar bailarinos profissionais, porém, não perdem essa perspectiva de vista nem um minuto. Uma das provas disso é o excelente "TPM (testosterona precisando de moderação)", espetáculo criado por um grupo de adolescentes, que tratou cenicamente - de modo responsável, sutil, inteligente, bem-humorado e sincero - daquilo que acontecia em suas vidas. Se em Votorantim o que ganha força é a cultura do coletivo e do protagonismo social, em Joinville o que se alimenta é a cultura do pódio e a estruturação de hierarquias fixas.
Para quem desconhece a situação dos profissionais da dança em nosso país, é preciso saber que não contamos com nenhuma política pública que atenda às nossas necessidades nos planos federal, estadual e municipal, exceto por algumas poucas iniciativas, geralmente fruto da inteligência e comprometimento específicos de algumas pessoas, em alguns mandatos. (Lembrando que não se pode reduzir política cultural a leis de incentivo. Outro dado relevante a ser lembrado é que Santa Catarina abriga um dos mais importantes grupos de dança do mundo, o Cena 11, e a companhia luta constantemente pela sua sobrevivência através de patrocínios, que, em geral, são insuficientes. Em contrapartida, cifras que parecem exageradas são destinadas ao cultivo não-antropofagizado da cultura russa em nossas terras. Tem alguma coisa estranha nessa matemática, ainda mais diante dos mais de 15 anos de esforços e trabalho árduo que o Cena 11 vem dedicando para construir uma Iinguagem artística de excelência. Além da qualidade da produção/criação artística valiosa (ao contrário da importação estética colonizadora) e da divisa cultural, a existência de uma companhia como essa estabelece um ambiente propício para a profissionalização de inúmeras outras pessoas, como professores, produtores, iluminadores, figurinistas, maquiadores, músicos, técnicos, bailarinos, etc., o que revela o caráter multiplicador contido num investimento desse tipo.
A escravidão cultural está tão encarnada em nós, que muitas vezes não nos damos conta dela. Mas, se pararmos para ponderar, não parece muito natural achar que o que vem de fora é melhor do que aquilo que pode ser produzido por nós. O refutável dessa relação é a assimetria de valor entre o estrangeiro e o nacional. Sem esquecer que os intercâmbios são bem-vindos, pois é no miscigenar que as culturas se mantêm vivas e se propagam com mais força.
Tenho que concordar com o Manco Asturras e afirmar que estamos desperdiçando o nosso precioso Oswald de Andrade (lê-se Osváldi) com os ensinamentos de sua operação antropofágica, herdada daquilo que para nós é mais legítimo, os índios caetés.
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