OS MELHORES FILMES DE 2009
(em contagem regressiva)
>> O diretor de “Beleza Americana” reúne Kate Winslet e Leonardo DiCaprio neste belo filme que fala sobre conformismo. DiCaprio apresenta uma performance madura (sim, admito que ele melhorou), mas é Winslet que domina a tela com uma performance arrasadora. Seu silêncio é tão carregado de sentidos quanto o silêncio de Julianne Moore em “As Horas”. Ela definitivamente levou o Oscar pelo filme errado (o eficiente, mas inferior “O Leitor”). Veja e entenda porque.
09- MILK – A Voz da Igualdade (Milk) / Dir: Gus Van Sant
>> Frank Langella (de “Frost/Nixon”) perdeu o Oscar porque Sean Penn é uma arraso na pele de Milk. Uma história política, mas que foca na vida particular deste personagem forte e envolvente. O filme conta ainda com ótimos coadjuvantes (James Franco, Emile Hirsch) e uma direção delicada de Gus Van Sant.
>> O mestre volta ao gênero que o consagrou em “Evil Dead”. Após a trilogia do Emo-Aranha, Raimi nos brinda com a história de uma pobre moça perseguida por uma maldição cigana. Muita gosma, piruetas visuais, sombras apavorantes, insetos e bigornas tornam o filme uma engraçada e assutadora diversão. E junto do caçador de judeus de “Bastardos Inglórios” (logo falaremos nele), temos a repugnante Senhora Ganush como a grande vilã do ano!
07- FROST/NIXON (idem) / Dir: Ron Howard
>> O duelo de interpretações do ano (principalmente porque “Dúvida” me frustrou). Frank Langella e Michael Sheen são entrevistado e entrevistador neste emocionante filme que retrata um momento marcante do jornalismo americano. Langella domina a cena com uma interpretação sutil, enquanto Sheen corre e sua buscando o furo de sua carreira. E nós não desgrudamos os olhos da tela, mesmo sabendo o fim da história. E depois Ron Howard foi fazer “Anjos e Demônios” (?).
06- WATCHMEN (idem) / Dir: Zack Snyder
05- CORALINE E O MUNDO SECRETO (Coraline) / Dir: Henry Sellick
>> O diretor do clássico “O Estranho Mundo de Jack” apresenta uma nova maravilha do stop-motion. A bizarra história da garota que encontra uma porta para outro mundo, onde as pessoas tem botões no lugar dos olhos, é baseada numa HQ de Neil Gaiman. O filme é belo, colorido, soturno, vibrante e emocionante. E tem os ratos-saltadores! Eu quero um!
04- A GAROTA IDEAL (Lars and the Real Girl) / Dir: Craig Gillespie
>> Um filme cujo protagonista é um velhinho de mais de 80 anos. Mais uma vez, a Pixar ousa desde o início. E mais uma vez, entrega uma obra-prima! A saga de Carl Fredericksen, vendedor de balões que tenta realizar o grande sonho da falecida esposa, é cheia de poesia, aventura, humor… e lágrimas (eu pelo menos chorei umas quarto vezes!) Os primeiros dez minutos do filme já seriam uma obra de arte por si, mas durante toda sua duração o filme nos leva a repensar a vida e o que queremos dela. E em 2010 tem “Toy Story 3”!
Menções Honrosas:
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO
STAR TREK
A PRINCESA E O SAPO
RIO CONGELADO
O LEITOR
A TROCA
O LUTADOR
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
MONSTROS VS. ALIENÍGENAS
DISTRITO 9
TEMPOS DE PAZ